Influencers na mira dos Publiposts
- fernandaferreiracj
- 20 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2022

Publipost - Direitos e Deveres
Pessoas “comuns” que utilizam as redes sociais para propagar, divulgar, dar opinião sobre produtos, marcas, serviços e/ou transmitem suas vidas ao vivo nas redes com objetivo de remuneração por todo esse “trabalho”, podem ser chamadas de profissionais das redes sociais.
As questões jurídicas abarcam essas pessoas, pois diferentemente do que alguns desavisados falam, as redes sociais não são terra de ninguém. Ela tem regras e legislações que devem ser seguidas e respeitadas por todos. Não só por esse “novo” profissional como também pelas pessoas comuns que utilizam as redes.
Hoje vamos abordas alguns aspectos sobre os profissionais das redes, sejam, criadores de conteúdo, influenciadores digitais, youtubers,.. ou ainda outro nome que esteja em uso.
- CUIDADO! Tem dinheiro envolvido na sua opinião? Tem negócio envolvido nessa dica, independentemente de ser um negócio feito com valores (dinheiro) ou um negócio feito com permuta, ou com mercadorias, ou com serviços ganhos, ou ainda os famosos “recebidos”, não interessa a forma como se dá essa “remuneração”, você tem o DEVER (obrigação) de informar ao seu público/seguidores (consumidor) que essa opinião, dica, desabafo, apresentação está sendo paga/patrocinada ou seja: é um Publipost!
Se isso é o seu trabalho, se você está sendo remunerado(a) para fazer aquele comentário sua plateia/seguidores têm de saber, a legislação brasileira e o Direito do Consumidor preveem uma série de normas e regras que precisam ser respeitadas, caso contrário você pode sofrer graves consequências legais com esses posts.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) ordena: "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."
O código de ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - Conar recomenda: "O anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação."É seu direito querer fazer ou não o post patrocinado, é seu direito definir com a empresa contratante que você vai postar ou falar o que você realmente achou, tipo “super sincero(a)” não tem problema, é seu Direito (por isso um contrato é necessário com cláusulas bem definidas), mas é seu Dever independentemente da sua opinião sobre o produto, marca, serviço, que seu público saiba que você foi remunerado(a)/patrocinado para dizer algo sobre o produto.
Uma recomendação espontânea gera maior empatia, já está comprovado, inclusive pelo grande número de pessoas hoje fazendo este trabalho nas redes sociais. O engajamento das pessoas é surpreendente, pois não basta mais a marca dizer isso ou aquilo do seu produto, com essas novas mídias as pessoas estão vendo muitas vezes em tempo real, “a verdade”, se é bom, ruim, quais resultados, se é fácil, difícil, se entrega o que promete.. é tudo muito ágil e rápido.
No Instagram, posts patrocinados devem vir sinalizados logo no início, ou seja, com a indicação de publicidade no alto da própria imagem, apenas o uso de hashtags como #publipost, #postpatrocinado ou similares é insuficiente para atender à lei - CDC (Código de Defesa do Consumidor). Isso porque a hashtag, em geral, é visualizada apenas no fim do post.
Falando em responsabilidade pelo dano ao consumidor, caso não exista o aviso sobre a publicidade, tanto o autor, como a empresa que pagou pelo post, responde pelo dano. O entendimento é de que se a empresa/organização tem uma relação profissional e comercial com quem escreve/apresenta aquele conteúdo, essa pessoa é uma representante da empresa/organização. Sendo constatada a propaganda velada após denúncia, a empresa pode ser multada pelo Procon (Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor).
Em situações específicas, em que o publipost possa ter causado danos morais ou à integridade física do consumidor, cabe ainda uma ação cível contra a empresa e autor do post.
Fique atento(a), se você quer ser levado a sério pelas empresas e pelos seus consumidores/seguidores, seja profissional no seu trabalho evitando assim transtornos e dores de cabeça no futuro, que pode ser bem próximo!
_edited.png)



Comentários